25 de novembro de 2009

Neo-futurismo-gótico-feitichista. Oi?




O Photoshoot "Nonsense in the Dark" faz jus ao nome quando mistura influências diversas num ambiente de fantasia . O photoshoot está na edição #20 da revista espanhola Avenue Illustrated, com fotografia por Paco Peregrín , make-up e cabelo por Genoveva Gamez, e styling impecável do Studio Kattaca

23 de novembro de 2009

Tenha medo, tenha muuuito medo... Ou não

Fumiphobia: Medo profundo e/ou ódio de cigarros, charutos ou cachimbos

Partindo da idéia de criar objetos que, ao mesmo tempo, atraíssem e afastassem pessoas. A estudante Alexandra Channey criou, para sua tese de mestrado, a coleção de "jóias"Attraction/Repulsion . Para criar os acessórios, ela utilizou-se de materiais que são, geralmente, repulsivos: de alho até fezes de coelho e bisturis

Aichmofobia: medo de agullhas e/ou objetos pontudos

Channey diz que acessórios devem ser algo funcional, com um uso prático. Logo ela pôs esse pensamento em suas peças,com materiais girando em torno da temática das fobias e medos. Medos esse que, para algumas pessoas não existem. Auto-multiladores, por exemplo, não temeriam um colar com bisturis. E por mais exagerado que pareça é essa a intenção da designer, não quanto à auto-multilação, mas quanto à afastar quem tem medo, e atrair quem não tem.


Aprilofobia(Trypanophobia): Medo de injeção

Fora que indiretamente tem a possibilidade de uso pra auto-defesa. Nenhum assaltante se atreveria à tentar abordar alguém com um colar de seringas. Seria, no mínimo, bem arriscado.
Segue abaixo o vídeo da própria Alexandra Channey explicando mais sobre suas peças e o conceito que usou para criá-las:


[via: Trend de La Crème]

22 de novembro de 2009

We don't need no education





Fotografado por Ryan McGinley para Purple Magazine, o editorial mostra pequenos diabinhos crianças vestindo coleções prêt-à-porter fall/winter 09 como chanel, rodarte e givenchy. E diferente da maioria de propaganda de moda infantil, eles realmente parecem crianças.

19 de novembro de 2009

Juntos, Para Sempre


Nascidos de uma mesma gestação, os gêmeos(sejam eles siameses, idênticos ou não) exerceram, e ainda continuam exercendo um fascínio sobre todos. Uma das grandes crenças sobre essas pessoas é que ao nascer elas possuem uma ligação muito forte, e que através dele sabem o que o outro gêmeo pensa ou sente.


Mais peculiar ainda são os gêmeos siameses, que no processo errado da divisão do óvulo nascem "colados" um ao outro, logo a possível ligação imaginária entre gêmeos separados, se torna real nessa anomalia reprodutiva que há tempos atrás era considerada intervenção do demônio.

E abordando esse tema a revista portuguesa Umbigo Magazine e o fotógrafo Rui Aguiar, fizeram o photoshoot "Conjoined Couture" , que mostra gêmeas e gêmeas siamesas coladas com o magnífico poder da makeup+photoshop



E agora nas roupas, essa característica do "duplo" não é tão dupla assim, já que quando algo é acoplado à uma roupa, não é necessariamente igual à roupa em si. Porém apesar de não serem iguais, essas peças acopladas dão um aspecto que remete aos siameses. Exemplos disso podem ser observados em algumas roupas dos desfiles desse ano e do ano passado realizados por Martin Margiela, que mais do que remeter aos gêmeos colados, passa a sensação de que a peça acoplada é algum parasita, que não deveiria estar aonde está.



PS.: O NIH(National Institute of Health) tem uma página com pencas de detalhes e história sobre gêmeos siameses, e sobre os avanços que a medicina fez para poder separá-los. Quem se interessar é só clicar nesse link.

16 de novembro de 2009

Mãe, acabou o botox!

Criado por Susan Anderson, o livro "High Glitz:The Extravagant World Of Child Beauty Pageants " mostra, em suas 144 páginas, um retrato do quão sem sentido podem ser os concursos de beleza infantis, que exarcebam todos os ideais de beleza, fama e fortuna em crianças que talvez nem saibam o que estão fazendo. Os retratos, mesmo que super coloridos pelas roupas, maquiagens e toda a montação das meninas não conseguem encobrir o vazio que é mostrado pelo rosto delas.



O "High Glitz", propriamente dito, é um subgênero de concurso de beleza mirim que abusa de técnicas de "embelezamento" nas suas concorrentes, desde bronzeamento artificial até dentes postiços.

De acordo com a autora, o valor dado à beleza, riqueza e fama na nossa sociedade é refletido nas esperanças dessas meninas. E também são esses valores que crescem a cada dia mais, que impulsionam esse novo mercado bilionário que a cada ano recebe 100mil crianças para esse tipo de concurso.
Resta saber, como vão crescer essas meninas que, desde cedo, são acostumadas à essa bajulação, e pressão de serem mais bonitas. Agora o Papai Noel vai dar um vale-SPA, um kit rejuvenescimento, um livro "Aplique seu próprio silicone em 10 minutos". Ah... lá se vão os tempos em que o máximo da extravagância era maquiar a Barbie com canetinha hidrocor.


15 de novembro de 2009

Tim Burton MoMA's Retrospective Spot


O video é para promover a retrospectiva do trabalho do diretor Tim Burton( que eu já tinha falado nesse post aqui) que começa dia 22 no MoMA em NY.
PS.: Pra quem se interessou no vídeo tem o making off aqui.

11 de novembro de 2009

O trabalho de Gwendolyn Huskens


A estudante da Design Academy Eindhoven criou, para o seu projeto de graduação seis sapatos que receberam o nome de "medic esthetic". Pretendendo colocar em jogo o tabu provocado por deformidades físicas, Gwendolyn apropriou-se de materias médicos, como bandagens de gaze, band-aids e ferro para criar os sapatos.

Liberte o sacoleiro que existe em você!

A bolsa de emergência, criada pela American Apparel, que está a venda no site da loja por 24 dólares, além de ser prática é resistente(aguenta até 27kg) e à prova d'água. Além disso ela tem vários modelos.

10 de novembro de 2009

E daí que todo mundo já postou?



O clip de Bad Romance, que saiu hoje mostra Lady GaGa toda bizarrinha(mais do que o normal) e futuristica, fazendo dancinha à la Thriller e trocando de roupa umas 10 vezes.

O single, lançado no último desfile de Alexander McQueen conta alguns looks dessa mesma coleção, afinal o estilista é quem fará as roupas na turnê da cantora.


Além de McQueen, Gaga volta a usar uma hair sculpture (apesar de que quase não dá pra ver) e a "coroa" da Haus Of Gaga que ela também usou na premiação do VMA.
Detalhe pro nada animal-friendly casaco de tapete de urso. Sinto uma vibe Björk nisso.

UPDATE: O blog do Nicola Formichetti mostra em detalhes de quem são cada look do clipe

9 de novembro de 2009

Gaga na VOGUE US

Fotografada por Annie Leibovitz, Lady Gaga faz parte do editorial da edição de novembro da VOGUE america, onde interpreta a bruxa da história de João e Maria, que são, respectivamente Andrew Garfield e Lily Cole .
No editorial, a cantora veste peças do desfile s/s 2010 de Marc Jacobs e as plataformas enoooormes criadas por Nina Ricci.

8 de novembro de 2009

Em chamas

Em meio à essa onda quase apocalíptica de calor que ronda nossa querida região sudeste, vieram à minha cabeça as regiões de deserto como o Sahara, e consequentemente, como o povo dessas regiões se veste, seja para amenizar o calor ou para proteger o corpo.
Comparando várias populações de diferentes desertos, me deparei com um povo nômade do Sahara: Os Tuaregues.

Os Tuaregues(do árabe tuareg, que significa "abandonado pelos deuses") são uma das últimas sociedades nômades existentes hoje, sendo que boa parte dela se localiza na região sul do deserto do Sahara. Lugar onde já foram registrados 57,7ºC graus de temperatura, sendo que a temperatura "habitual" dessa regiao é por volta dos 50 graus, porém esta diminui bruscamente durante à noite, podendo chegar a 5 graus negativos

Para se adaptarem à esse clima, os tuaregues usam vestes feitas de lã de camelo e turbantes cobrindo todo o rosto. A principal veste masculina é o tagelmust, um véu azul que de acordo com a crença desse povo protege quem estiver usando dos maus espíritos.
A maioria das suas roupas são de tecidos escuros, o que à primeira vista é meio confuso. Se afinal, é tão calor assim, porque eles vestem roupas tão grandes e escuras? A resposta é que, as roupas mais escuras protegem mais dos raios UV, diferentemente das mais claras que chegam a proteger até 5 vezes menos. Além disso, por serer grandes espaçadas, o isolamento térmico provocado pela lã é bem eficiente, tanto no calor do dia, quanto no frio da noite.


E fuçando algumas imagens, notei alguns items da vestimenta dos tuaregues usados na moda.

Os turbantes de Paul Poiret

Sasha Pivovarova para campanha da Prada de 2007

Os casacões do desfile de Diane Von Furstenberg F/W 2009



3 de novembro de 2009

Aqui, gatinho, gatinho...

Com um formato mais achatado e bordas inclinadas, que lembram um olho de gato(daí o nome), parece que os cateye são os óculos da vez. O modelo já era usado nos anos 60 por "brotinhos elegantes" e por Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany's.

E se formos parar pra pensar um pouco, dá pra entender a volta desses óculos como a versão "vestível" das makeups de cat-eye que voltaram com tudo esse ano, mas que também eram um "hit" nos anos 50/60. O que coloca em cheque as afirmações como: "o anos 80 agora estão dominando" ou "Agora é tudo 80's". Um pouquinho de história e de wikipedia não fazem mal a ninguém né?
Voltando aos óculos, hoje há várias releituras dele, cada uma com sua peculiaridade.

O Diorette by Dior, sem aros e bem estreito. Usado por Dita Von Teese e Madonna

O modelo geométrico de Alexander Wang usado por Lady Gaga

Diane Krueger e o redondão Ray-Ban CATS 1000, igual ao usado por Audrey Hepburn

A modelo Dree Hemingway usando o óculos de Gilles Deacon, apresentado no desfile S/S 2010 de Paris

2 de novembro de 2009

Voce é o que você paga, será?


Com um trabalho que critica a cultura do luxo que existe hoje em dia, o artista francês Sebastian Bouchard nos faz pensar se realmente precisamos desse excesso de produtos, marcas e logos infestados por toda a parte, e se esses produtos realmente valem o preço cobrado por eles.

A foto acima, de nome "'C'est la Crise" consegue isso muito bem quando coloca na cabaça o monograma da Louis Vuitton. Pois, vale a pena lembrar, que a cabaça para a povo africano é algo extremamente necessário, para não dizer essencial. É nela que as pessoas transportam o alimento e a água que consomem. Porém, com a estampa da Louis Vuitton a impressão que temos de que é algo exorbitantemente caro e luxuoso prevalece, o que é paradoxal ao valor real da cabaça, visto que o valor utilitário utilitário é muito grande.

Trabalho parecido, porém mais simples é do ilustrador Marc Johns, que no seu flickr postou uma série de desenhos com itens comuns, porém muito úteis, como produtos assinados por designers famosos. O que nos faz perguntar denovo se uma marca, um logotipo, ou até mesmo uma assinatura vão tornar o produto melhor do que outros, ou mesmo se adereços assim justificarão o preço exorbitante que esses produtos terão.