29 de outubro de 2009

Tim Burton para Harper's Bazaar



Conhecido por filmes como Beetlejuice, O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver e Edward Mãos de Tesoura, Tim Burton cria em seus filmes uma atmosfera onde se misturam o sombrio e o surreal, sem cair na mesmice dos já conhecidos filmes de horror. Ao invés disso, Tim Burton consegue incorporar em alguns filmes, elementos de humor que nem por isso destoam de suas obras.
E o que temos na edição desse mês da Harper's Bazaar é o editorial fotografado por Tim Walker, que de certa forma tenta recriar essa atmosfera "sombria-mas-nem-tanto" dos filmes do diretor


Vale lembrar o MoMa irá fará uma exposição com a retrospectiva do trabalho feito pelo diretor. A exposição será aberta dia 22 de Novembro e ficará até 26 de Abril do ano que vêm

28 de outubro de 2009

M.A.C. Style Black Collection



Lançada em setembro, a nova linha de maquiagem da M.A.C. bebe de fontes do Neo-Punk e do gótico ao criar a paleta de cores que compõem a linha. Apostando em tons escuros e com brilho, a M.A.C. mistura paletas anteriores com adição da cor preta, a principal da linha.

Os destaques da nova coleção ssão os novos delineadores, agora também em formato de caneta e mais finos, para detalhes. Porém o que certamente chama a atenção é o batom preto que dá todo um tom dramático. Só falta saber se fica bonito assim na vida real também.



Fotos: M.I.S.S.

27 de outubro de 2009

Franken-Fashion na Dazed&Confused de Outubro


Frankenstein, o conto gótico de Mary Shelley, escrito em 1831, foi o ponto de partida para o editorial que dá título à Dazed&Confused desse mês. Como um dos temas do livro, pode-se observar o julgamento pela aparência, visto que a criatura, por não aparentar traços "humanos" era julgada como monstro e assim tratada de maneira injusta.

Porém o aspecto em comum entre o conto de Mary Shelley e o editorial da revista é o fato das peças terem sido feitas de materiais inutilizados. No conto, o Dr. Victor Frankenstein deseja criar um ser humano, e para isso passa a recolher pedaços de corpos achados, e juntá-los para fazer a sua" criatura" . Já no editorial, os materiais usados foram aqueles que sempre sobram no canto do estúdio, deixados de lado por uma inutilidade aparente.
Com essa idéia em mente, a revista chamou 13 designers de moda para criarem suas máscaras Franken-Fashion. Entre eles: Hussein Chalayan, Alexander McQueen, Garreth Pugh e Martin Margiela.



Os scans do editorial completo, você encontra no fórum do FashionSpot. E pra quem se interessou na história do livro, na Americanas tem.

26 de outubro de 2009

Boo-Bling


A Caveira, atualmente, é um simbolo difundido na sociedade do ocidente como representação de algo horripilante, ou ligado à morte. Porém essa associação não é de hoje. Desde a época da peste negra, quando a morte passou a ser personificada, a caveira vem sendo entendida como a "face da morte", e por isso, associada à algo ruim. Isso pode ser observado nos desenhos e pinturas da época, como no desenho Dance Of Death de Michael Wolgemut, feito em 1493.

Conceito diferente sobre a caveira tinham os alquimistas, que em sua simbologia tinham no crânio da caveira o CAPUT MORTUUM, a parte humana que não se desintegra como o resto do corpo. Os mesmos alquimistas também usavam os crânios como recipiente para misturarem suas matérias-primas.

Mas, histórias à parte, no post de hoje têm acessórios e jóias que mostram que a caveira não é algo tão temido assim como antigamente, e que às vezes nem é tão assustadora.

Criado por Vivienne Westwood, o anel de caveira é feito em prata e incrustado com cristais Swarovski na parte superior.


Ainda nessa onda de freaky jewelry, me lembrei que a Dior também tem uma linha jóias assim, a Dior Kings and Queens, um pouco mais trabalhada na forma e com caveiras de diferentes cores.

Alexander McQueen, além do conhecido skull scarf, fez da caveira item principal de suas carteiras clutchs, além dos anéis:

E como falar de caveiras sem mencionar os acessórios de Tarina Tarantino? A designer e jóias tem várias linhas com acessórios com caveiras, de prendedores de cabelo à pingentes.

25 de outubro de 2009

Gostosuas ou Travessuras?

Estamos na semana do Halloween, então nada mais justo que fazer especiais pra essa comemoração tão americana... digo, divertida.
Então pra começar, o editorial It's Not Easy Being Green da Dazed & Confused desse Mês:

Toda Trabalhada no verde, e com looks by Rodarte , a modelo Iekeliene Stange foi fotografada por Vivianne Sassen e teve styling assinado por Kate Shillingford.
No mesmo editorial há uma entrevista com Laura Mulleavy, uma das irmãs Rodarte. Aliás, a Rodarte vêm construindo desfiles(não somente roupas, mas o desfile como um todo) cada vez melhores, considerando que elas tem pouco tempo na carreira. Se quiser comprovar, é so dar uma olhada no desfile das meninas na semana de moda de NY desse ano.
PS.: Agora também tem BLAMEITONFASHION no twitter, dá um follow lá: @blamefashion

24 de outubro de 2009

American Apparel é futuro

Conhecida por fazer roupas "básicas", a American Apparel lançou este ano a linha de T-shirts com tecidos termocromáticos, ou seja, tecidos que alteram sua cor de acordo com a temperatura.
As roupas parecem com as antigas Hypercolors da Generra, lançadas em 1991. Porém estas da American Apparel funcionam de maneira um pouco diferente.
Feitás um jérsey mais fino, as roupas, quando colocadas em contato com temperaturas mais frias, ficam com a cor "original" mais forte, mas quando entram em contato com alguma coisa mais quente elas vão ficando gradualmente mais brancas.
Disponíveis em 4 cores, as T-shirts custam $28,00 no site da loja. Também, no site, vale a pena dar uma olhada no "vídeo explicativo" da roupa.

22 de outubro de 2009

As estmpas de grafismos da semana de moda de paris



Monocromáticas ou com uma explosão de cores( à la 80's), as estampas com grafismos foram lugar comum de vários desfiles da semana de moda de paris s/s 2010.Algumas realçando os cortes das roupas e outras, por sua vez, tendo efeitos de ilusão de ótica.
Presentes dese a semana de moda de NY desse ano, essas estampas tiveram sua imponência máxima alcançada no desfile de Alexander McQueen. Trabalhando com paletas de verde e azuis metálicos, o estilista conseguiu compor belíssimas estampas, todas simétricas.



Além da aparição no desfile reptílico de McQueen, uma outra estampa interessante foi da Givenchy, que nas leggings e várias outras peças estampou o já-banalizado-porém-ainda-legal Kaffieh( ou lenço palestino, pra quem prefere). Além dessa, outra referência étnica teve presença nas estampas d Dries Van Noten, que remetiam ao sari indiano




21 de outubro de 2009

As melhores frutas secas pro natal

Criados pela estudante de arte Cathy, do La Prochaine Fois, os anéis e cordões com frutas secas são as melhores aplicações que eu já vi até hoje dessa detestada(pelo menos por mim) iguaria natalina.
Criada como projeto para seu curso, a artista desidratou as frutas e as envernizou para que durassem por mais tempo. O resultado foram belíssimos acessórios onde as camadas de frutas secas se sobrepunham criando algo como uma "rosa" feita de frutas secas

20 de outubro de 2009

Maison Martin Margiela - The Book

Graduado na Academia Real de Belas Artes da Antuérpia() por volta dos anos 80, Martin Margiela contribuiu para a transformação da moda global, com sua agressiva reconstrução do design de moda tradicional. Tendo começado seu trabalho com Jean-Paul Gaultier, Margiela absorveu o design radical da desconstrução japonesa, e mais tarde, em 1988 fundou sua própria grife.
O livro, lançado esse mês, possui o processo do design do estilista-artesão que prima pela originalidade , delicadeza e audácia, em suas peças.

Quand Je Serai Grand



Nesse mês de outubro, a Galeria Emmanuel Perrotin celebra seu 20º aniversário, enquanto a Galeria Jeanroch Dard comemora o seu primeiro. E para comemorar esses dois aniverásrios, as galerias parisienses decidiram fazer uma exposição em conjunto que tomará lugar na mais nova delas.
O ponto interessante é que as obras, colocadas juntas, fazem um diálogo entre duas gerações de artistas. Daí o nome (muito criativo) da exposição, que en francês significa "quando eu crescer".
A exposição terá lugar na galeria até dia 19 de dezembro.Mais informações no site oficial da galeria Jeanroch Dard.