2 de novembro de 2009

Voce é o que você paga, será?


Com um trabalho que critica a cultura do luxo que existe hoje em dia, o artista francês Sebastian Bouchard nos faz pensar se realmente precisamos desse excesso de produtos, marcas e logos infestados por toda a parte, e se esses produtos realmente valem o preço cobrado por eles.

A foto acima, de nome "'C'est la Crise" consegue isso muito bem quando coloca na cabaça o monograma da Louis Vuitton. Pois, vale a pena lembrar, que a cabaça para a povo africano é algo extremamente necessário, para não dizer essencial. É nela que as pessoas transportam o alimento e a água que consomem. Porém, com a estampa da Louis Vuitton a impressão que temos de que é algo exorbitantemente caro e luxuoso prevalece, o que é paradoxal ao valor real da cabaça, visto que o valor utilitário utilitário é muito grande.

Trabalho parecido, porém mais simples é do ilustrador Marc Johns, que no seu flickr postou uma série de desenhos com itens comuns, porém muito úteis, como produtos assinados por designers famosos. O que nos faz perguntar denovo se uma marca, um logotipo, ou até mesmo uma assinatura vão tornar o produto melhor do que outros, ou mesmo se adereços assim justificarão o preço exorbitante que esses produtos terão.




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