8 de novembro de 2009

Em chamas

Em meio à essa onda quase apocalíptica de calor que ronda nossa querida região sudeste, vieram à minha cabeça as regiões de deserto como o Sahara, e consequentemente, como o povo dessas regiões se veste, seja para amenizar o calor ou para proteger o corpo.
Comparando várias populações de diferentes desertos, me deparei com um povo nômade do Sahara: Os Tuaregues.

Os Tuaregues(do árabe tuareg, que significa "abandonado pelos deuses") são uma das últimas sociedades nômades existentes hoje, sendo que boa parte dela se localiza na região sul do deserto do Sahara. Lugar onde já foram registrados 57,7ºC graus de temperatura, sendo que a temperatura "habitual" dessa regiao é por volta dos 50 graus, porém esta diminui bruscamente durante à noite, podendo chegar a 5 graus negativos

Para se adaptarem à esse clima, os tuaregues usam vestes feitas de lã de camelo e turbantes cobrindo todo o rosto. A principal veste masculina é o tagelmust, um véu azul que de acordo com a crença desse povo protege quem estiver usando dos maus espíritos.
A maioria das suas roupas são de tecidos escuros, o que à primeira vista é meio confuso. Se afinal, é tão calor assim, porque eles vestem roupas tão grandes e escuras? A resposta é que, as roupas mais escuras protegem mais dos raios UV, diferentemente das mais claras que chegam a proteger até 5 vezes menos. Além disso, por serer grandes espaçadas, o isolamento térmico provocado pela lã é bem eficiente, tanto no calor do dia, quanto no frio da noite.


E fuçando algumas imagens, notei alguns items da vestimenta dos tuaregues usados na moda.

Os turbantes de Paul Poiret

Sasha Pivovarova para campanha da Prada de 2007

Os casacões do desfile de Diane Von Furstenberg F/W 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário