2 de setembro de 2011

Cadê meu jatinho nessas horas?

Até uns anos atrás, antes de me adentrar no fantástico mundo de Bobby da moda, tinha a Bélgica apenas como o país dos chocolates mais comentados do mundo. Entretanto, assim como a Austrália, descobri no país sede da União Européia coisas tão interessantes quanto o doce de cacau, e Walter Van Beirendonck é uma delas.

O designer foi parte dos 'Antwerp six' que tombaram muitos preceitos da moda no final da década de 80, quando terminaram a graduação na Royal Academy e foram para Londres expor seus trabalhos.Dentre estes, Beinrendonck é o que até hoje possui um apelo mais pop em sua criação. 

Marina Yee, Dries Van Noten, Ann Demeulemeester, Beirendonck, Dirk Bikkembergs e Dirk Van Saene: mais do que só carão
Porém, no caso de Beinrendonck o 'pop' de seu trabalho é mais um viés pelo qual ele trabalha seus temas, que vão de política a relações interpessoais e de gênero. Afinal 'Welcome little stranger' é bem mais do que uma representação vestimentária(e literal) devotada á cultura UFO. O 'stranger'  pode ser não só o alien, mas o vizinho, a família, ou quem sabe nós mesmos.
Welcome Litte Stranger, coleção Spring/Summer de 97
E recentemente foi anunciado que o designer terá uma exposição-retrospectiva do seu trabalho. Tendo lugar no MoMu(o museu de moda da Bélgica) a partir do dia 14 desse mês. A exposição além de mostrar as peças funcionará também como um vislumbre do 'universo Beirendonck' e de tudo aquilo que de que ele se inspira/faz referencia nas suas criações.



PS.: O catálogo desta exposição é meu santo graal pessoal a partir de hoje.

Fotos [via: BleuissanteMoMu Walter Van Beirendonck]

Nenhum comentário:

Postar um comentário