19 de novembro de 2009

Juntos, Para Sempre


Nascidos de uma mesma gestação, os gêmeos(sejam eles siameses, idênticos ou não) exerceram, e ainda continuam exercendo um fascínio sobre todos. Uma das grandes crenças sobre essas pessoas é que ao nascer elas possuem uma ligação muito forte, e que através dele sabem o que o outro gêmeo pensa ou sente.


Mais peculiar ainda são os gêmeos siameses, que no processo errado da divisão do óvulo nascem "colados" um ao outro, logo a possível ligação imaginária entre gêmeos separados, se torna real nessa anomalia reprodutiva que há tempos atrás era considerada intervenção do demônio.

E abordando esse tema a revista portuguesa Umbigo Magazine e o fotógrafo Rui Aguiar, fizeram o photoshoot "Conjoined Couture" , que mostra gêmeas e gêmeas siamesas coladas com o magnífico poder da makeup+photoshop



E agora nas roupas, essa característica do "duplo" não é tão dupla assim, já que quando algo é acoplado à uma roupa, não é necessariamente igual à roupa em si. Porém apesar de não serem iguais, essas peças acopladas dão um aspecto que remete aos siameses. Exemplos disso podem ser observados em algumas roupas dos desfiles desse ano e do ano passado realizados por Martin Margiela, que mais do que remeter aos gêmeos colados, passa a sensação de que a peça acoplada é algum parasita, que não deveiria estar aonde está.



PS.: O NIH(National Institute of Health) tem uma página com pencas de detalhes e história sobre gêmeos siameses, e sobre os avanços que a medicina fez para poder separá-los. Quem se interessar é só clicar nesse link.

Um comentário:

  1. #apriori - Show seu blog, Henrique!
    Esse efeito "parasita" nas roupas é bem interessante. Acho que daria uma agonia, no entanto, de andar com braços além da conta numa camisa, por exemplo.
    Mas para um desfile, é muito gráfico, com certeza.

    ResponderExcluir