16 de novembro de 2009

Mãe, acabou o botox!

Criado por Susan Anderson, o livro "High Glitz:The Extravagant World Of Child Beauty Pageants " mostra, em suas 144 páginas, um retrato do quão sem sentido podem ser os concursos de beleza infantis, que exarcebam todos os ideais de beleza, fama e fortuna em crianças que talvez nem saibam o que estão fazendo. Os retratos, mesmo que super coloridos pelas roupas, maquiagens e toda a montação das meninas não conseguem encobrir o vazio que é mostrado pelo rosto delas.



O "High Glitz", propriamente dito, é um subgênero de concurso de beleza mirim que abusa de técnicas de "embelezamento" nas suas concorrentes, desde bronzeamento artificial até dentes postiços.

De acordo com a autora, o valor dado à beleza, riqueza e fama na nossa sociedade é refletido nas esperanças dessas meninas. E também são esses valores que crescem a cada dia mais, que impulsionam esse novo mercado bilionário que a cada ano recebe 100mil crianças para esse tipo de concurso.
Resta saber, como vão crescer essas meninas que, desde cedo, são acostumadas à essa bajulação, e pressão de serem mais bonitas. Agora o Papai Noel vai dar um vale-SPA, um kit rejuvenescimento, um livro "Aplique seu próprio silicone em 10 minutos". Ah... lá se vão os tempos em que o máximo da extravagância era maquiar a Barbie com canetinha hidrocor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário