2 de dezembro de 2009

O Trabalho de Joel-Peter Witkin

Mother and Child, New Mexico, 1979

Nascido em 1939 em NY, Joel-Peter Witkin foi um fotógrafo que registrou os ocorridos da Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1964.
Tendo uma mãe católica, e um pai judeu ortodoxo, Witkin começou suas experiências fotográficas registrando aberrações-de-circo em Coney Island, durante a década de 50. Já no início de suas experimentações, notava-se que ele ambicionava questionar a linha do "bom-gosto" na fotografia.

Arms Broken by Windows, 1980


Woman Once a Bird, Los Angeles, 1990

Suas "matérias-primas" giram em torno da morte, blasfêmia, sado-masoquismo, homoerotismo, deformidades físicas, e ícones religiosos. E com esses temas, Witkin cria em suas fotos uma ambientação que remete a um mundo de pesadelos, e ele conseue isso ao equilibrar temas grotescos com uma tendência ao misticismo.


Le Baisier, 1982

The Result of War, The Cornucopian Dog, 1984

Mestrado em artes pela universidade do Novo México em 1976, Witkin também coloca referências de obras de artistas renascentistas, com ênfase em Giotto, além de simbolistas como Gustav Klimt e Alfred Kubin.

Las Meniñas, New Mexico, 1987

Para "criar" suas fotos, Witkin faz como que um esboço de como elas deveriam ser. E, a partir deles, começa a procurar cada modelo, cada elemento de cena para compor a fotografia desejada. Além disso, ele trabalhava na pós-produção de suas próprias fotos, manipulando-as diretamente no negativo e revelando-as com agentes químicos incomuns, para que elas conseguissem esse aspecto de desgastadas.

Reality is an Invention Balthus, 2008

Atualmente, Witkin está em galerias permanentes de museus como o MoMA, Victoria and Albert, Centre Georges Pompidou e no Tokyo Metropolitan Museum of Photography

Um comentário: