7 de abril de 2010

Atitude Prêt-à-Porter

Devo confessar que tenho um (enorme) interesse por propostas de marcas que sejam um tanto quanto "incomuns", para dizer de uma maneira mais simples.Uma dessas propostas interessantes que encontrei foi da marca alemã Gefühlsträger, fundada em 2008 por Jenifer Gampe e Janine Voegele, que trabalham na área de moda e design gráfico.

As peças são encantadoras visualmente, e mesmo as formas que parecem ser mais rigidas são feitas de materiais leves. Porém, ainda mais interessante que o aspecto visual dessas roupas é a postura física e psicológica que quem veste deve assumir, quando passa a usá-la 
A Proposta da marca:

"The design outlines of the “Gefühlsträger” collection are tailored to force the wearer into a specific position – physically and emotionally. By the putting on and wearing of the clothes, a feeling you cannot ignore is conveyed.

The clothes force me.
They leave me no option .
They capture me for itself."

E numa época onde a moda se diz tão livre para escolhas, tão democrática, vejo algo como um protesto/denúncia nessas roupas. Elas , analogamente ao sistema de moda, te vendem uma postura(ou pra quem prefere, uma atitude) pronta-para-vestir. É como se o vendedor te propusesse: "Pra que definir sua postura quanto à vida, amor, amizades, prioridades, quando você pode comprar uma pronta?


Fora  a marca, Janine e Jennifer tem outros projetos, que podem ser vistos no site delas: mynameisjennifer.de  e janinevoegele.de

Um comentário: