30 de abril de 2010

VMA 2003 rendeu né?


Eis que hoje, ao ler os posts no google reader me deparo com o clipe novo da Aguilera, que aliás tem sido meio escanteada, uma vez que não grava um álbum há milênios e não têm dado alguma prova de criatividade que nos faça, por exemplo, esperar até altas horas para uma premiere de um clipe seu(como aconteceu com Telephone da Lady Gaga).
Sabendo que todo mundo iria comentar mesmo, e que de 10 posts que eu lesse no mínimo uns 4 falariam desse tal clipe, apertei o play e fui buscar o café, pensando que esse por suas qualidades estimulantes, me fariam não pausar o clipe no meio e correr pro iTunes ouvir o cd novo da Kate Nash.
Como de esperado, o café não adiantou. E no primeiro grito da moça(aos precisos 12 segundos) não me contive e fiz meu ritual de purificação mencionado acima. Já sabendo que a música não seria lá aquelas coisas, coloquei mudo e fui ver o que a gennie in a bottle havia feito.
Pra falar verdade, o clipe todo é uma porcaria. Mesmo o figurino usado. Não passam de refêrencias de outras cantoras, e algumas copiadas na cara dura. De todo o figurino só salvaria o colar que ela usa no início do clipe, uma coisa bem egípica.Fora o figurino, tem sempre aquela coisa britney/madonna e afins. Mas essas duas, pelo menos, têm músicas boas pra "buátchi".
Mas o que esse clipe me deixou pensando(consegui pensar vendo um clipe da Xtina? Aleluia!) foi que essa estética de crazy-bissex-bitch vem tomando conta da indústria pop ultimamente.Vários anos após o tribeijo MadonnaxBritneyxAguilera esse apelo ao bissexualismo não para de crescer a cada dia.
E você leitor liberal(ou não) deve estar pensando: "Mas isso é uma coisa boa, pessoas assumindo publicamente sua sexualidade ajudará a sociedade a aceitar isso". E se eu te dissesse que é puro marketing?
"Chega mais amiga"

Já faz tempo que a industrias da moda/cinema/música/TV investem nessa imagem feminina que, além de feitichista, deve ser lucrativa, visto seu grande crescimento. Tudo parece se resumir em mostrar uma imagem "moderna", já que hoje em dia a sexualidade é discutida mais abertamente(mas não tanto) do que há alguns anos. E uma vez que a sexualização do corpo feminino e o apelo (hetero)sexual parecem já ter alcançado seu limite, a bissexualidade feminina vem como uma nova galinha dos ovos de ouro(ou de dolares, como preferirem).

É bom lembrar que isso só ocorre no caso das mulheres, consideradas vulneráveis, maleáveis e influenciáveis desde há muito só elas podem ter esses "desvios" de conduta. Desvios esses que são impensáveis para um homem, já que esse deve ser íntegro, de bem, e de preferência, heterossexual.Definitivamente essa imagem de Mulher corrompida x Homem integro é uma discussão que deve ir bem além do que um simples post.

PS.: O clipe da fulana pode ser visto aqui. Mas eu já vou avisando: é see it at your own risk

Nenhum comentário:

Postar um comentário