26 de outubro de 2009

Boo-Bling


A Caveira, atualmente, é um simbolo difundido na sociedade do ocidente como representação de algo horripilante, ou ligado à morte. Porém essa associação não é de hoje. Desde a época da peste negra, quando a morte passou a ser personificada, a caveira vem sendo entendida como a "face da morte", e por isso, associada à algo ruim. Isso pode ser observado nos desenhos e pinturas da época, como no desenho Dance Of Death de Michael Wolgemut, feito em 1493.

Conceito diferente sobre a caveira tinham os alquimistas, que em sua simbologia tinham no crânio da caveira o CAPUT MORTUUM, a parte humana que não se desintegra como o resto do corpo. Os mesmos alquimistas também usavam os crânios como recipiente para misturarem suas matérias-primas.

Mas, histórias à parte, no post de hoje têm acessórios e jóias que mostram que a caveira não é algo tão temido assim como antigamente, e que às vezes nem é tão assustadora.

Criado por Vivienne Westwood, o anel de caveira é feito em prata e incrustado com cristais Swarovski na parte superior.


Ainda nessa onda de freaky jewelry, me lembrei que a Dior também tem uma linha jóias assim, a Dior Kings and Queens, um pouco mais trabalhada na forma e com caveiras de diferentes cores.

Alexander McQueen, além do conhecido skull scarf, fez da caveira item principal de suas carteiras clutchs, além dos anéis:

E como falar de caveiras sem mencionar os acessórios de Tarina Tarantino? A designer e jóias tem várias linhas com acessórios com caveiras, de prendedores de cabelo à pingentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário