27 de outubro de 2009

Franken-Fashion na Dazed&Confused de Outubro


Frankenstein, o conto gótico de Mary Shelley, escrito em 1831, foi o ponto de partida para o editorial que dá título à Dazed&Confused desse mês. Como um dos temas do livro, pode-se observar o julgamento pela aparência, visto que a criatura, por não aparentar traços "humanos" era julgada como monstro e assim tratada de maneira injusta.

Porém o aspecto em comum entre o conto de Mary Shelley e o editorial da revista é o fato das peças terem sido feitas de materiais inutilizados. No conto, o Dr. Victor Frankenstein deseja criar um ser humano, e para isso passa a recolher pedaços de corpos achados, e juntá-los para fazer a sua" criatura" . Já no editorial, os materiais usados foram aqueles que sempre sobram no canto do estúdio, deixados de lado por uma inutilidade aparente.
Com essa idéia em mente, a revista chamou 13 designers de moda para criarem suas máscaras Franken-Fashion. Entre eles: Hussein Chalayan, Alexander McQueen, Garreth Pugh e Martin Margiela.



Os scans do editorial completo, você encontra no fórum do FashionSpot. E pra quem se interessou na história do livro, na Americanas tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário