24 de junho de 2010

Amo muito todos esses


" Nós já sabemos quem são os bonzinhos, os malvados, e quem vai se apaixonar por quem. O que estou fazendo é apenas dar às pessoas o que elas querem - a essência pura de um superstar. Mas claro, o que eu não posso responder, é em que experiência isso resulta."
Com esse discurso, à la Andy Warhol, Candice Breitz discorre sobre sua exposição, ocorrida faz  tempo (em 2000), mas que eu só tive conhecimento hoje. Nascida em Joanesburgo, e doutora em história da arte pela Columbia University em NY, Breitz possui como suportes de criação para suas obras, desde cartas e apeis de livro, até anúncios em revistas/jornais.

Mais especificamente nesse trabalho, chamado Soliloquy(monólogo), Breitz edita trechos de 3 filmes - Basic Instinct, com Sharon Stone; Dirty Harry, com  Clint Eastwood; Witches Of Eastwick com Jack Nicholson - selecionando apenas os momentos onde o protagonista está presente, e colocando-os em sequência.O resultado dessa compilação são poucos minutos - entre 7 e 14 - onde o protagonista, o superstar, realmente aparece. 

E uma vez que, a própria Breitz concorda com o que Warhol dizia sobre os filmes - "When you go to the movies it's to see the superstars" - é como se, no final das contas, estivessemos indo ao cinema só por esses poucos minutos onde o astro/estrela aparece. 

Particularmente, achei genial essa sacada da Candice: pegar o "sumo" do filme, e transformar a experiência de assisti-lo em algo como um fast-cinema.Obviamente, não se trata de todos os filmes produzidos, mas é um aspecto ainda presente em muitas produções que, apoiando-se na fama do ator protagonista, deixam a desejar em outros quesitos do filme. Como se a existência desse fosse dependente apenas do protagonista.

Para mais informações e trabalhos de Candice, é so visitar o site dela

Nenhum comentário:

Postar um comentário