9 de junho de 2010

A superfície não existe sozinha

Explorando as possíveis interseções entre alguns trabalhos de moda e arte contemporânea é a proposta da exposição The Art Of Fashion: Installing Allusions no museu Boijimans em Rotterdam. Realizada no ano passado, a exposição explorava essa linha tênue através de instalações e roupas criadas por 25 estilistas, dentre eles Anna-Nicole Ziesche, Viktor&Rolf, Naomi Filmer, Hussein Chalayan e Walter Van Beirendonck.

"2357-The Sequel" de Beirendonck

"Remote Control Dress" de Chalayan

"No references" de Christophe Coppens

 Máscara de Chocolate de Naomi Filmer

"Childhood Storage"de Anna-Nicole Ziesche 

"Carapace" de Dai Rees

 "Soundsuit" de Nick Cave 

Porém mesmo com tal aproximação, críticos disseram que tais campos de criação ainda assim deveriam permanecer separados, mesmo existindo estilistas tão ousados em suas criações. E não apenas nessa exposição, como por várias vezes, observo artistas criticando duramente a moda, como algo impossível de se construir algum significado que seja, por esta se tratar de um meio muito superficial. Obviamente não tenho o conhecimento suficiente para dizer o que é, ou o que não é arte, mas percebo que a moda não deixa de ter um poder de criação, seguido de uma contestação a um padrão em voga. E assim como muitas obras de arte, trabalhos como os expostos acima mostram novos modos de pensar não apenas a moda, mas a relação desta com o próprio corpo e com tudo ao seu redor.
Taxá-la, metodicamente, de "não-arte" é um julgamento, além de muito precipitado, superficial. O mesmo superficial que eles tanto criticam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário